3 de jan. de 2009

Remember That Night


Meu pai ganhou como presente de Natal dos colegas de trabalho dele um DVD ao vivo de David Gilmour, mas a impressão geral aqui em casa é que é meu DVD, porque já tomei a liberdade de me apossar dele. Para quem não está ligando o nome à pessoa, trata-se do vocalista e guitarrista do Pink Floyd, em uma apresentação no mínimo sensacional no lendário Royal Albert Hall, em Londres. Eu acho que já assisti alguns punhados de vezes ao DVD, e confesso que poucas vezes me deparei com um show tão bonito, especialmente pelo jogo de luzes, e com uma performance tão intimista quanto emocionante. Acompanha também um DVD com vários extras e bônus, mas vou me ater apenas ao DVD que contém o show.

A banda que o acompanha é fomada por músicos de primeira grandeza. Começamos por Phil Manzanera, ex-Roxy Music, chamado por David Gilmour de El Magnífico, que além da guitarra e vocais de apoio foi o responsável pela produção do álbum On A Island de Gilmour, que serve como base para esta turnê; a seguir, o saxofonista Dick Parry, que já tocou em álbuns do Pink Floyd como The Dark Side Of The Moon e Wish You Were Here; Jon Carin, que também acompanha o Pink Floyd desde o álbum A Momentary Lapse Of Reason, responde pelos teclados, steel guitar e programação; o baixista Guy Pratt, outro que há tempos acompanha Gilmour, colaborando também nos backing vocals; o baterista Steve DiStanislao, que já havia tocado com David Crosby; e, naturalmente, o tecladista Richard Wright, falecido em setembro do ano passado vítima de câncer, que foi bastante aplaudido pelo público ao ser apresentado por Gilmour.

Com esse time de feras, Gilmour inicia os trabalhos tocando em seqüência algumas músicas do disco The Dark Side Of The Moon – Speak To Me, Breathe, a excepcional Time e Breathe (reprise) –, e arrepia a todos os presentes com o feeling das notas que ele tira de sua Fender Stratocaster preta.

A seguir, Castellorizon abre a seqüência de músicas do disco On A Island, que teve seu track list executado de ponta a ponta. Os destaques dessa parte da apresentação vão para as músicas On A Island (de um dos versos dessa música é tirado o nome deste DVD) e The Blue, que contam com a presença mais que especial de David Crosby e Graham Nash contribuindo com vocais e deixando-as ainda mais emocionantes. Em Then I Close My Eyes (a minha favorita) temos a emocionante participação de Robert Wyatt (do Soft Machine) na cadeira de rodas — ele é paraplégico — tocando trompete. Após Where We Start, David Gilmour anuncia uma pausa de 20 minutos que encerra esta primeira parte do show.

Na segunda parte, temos uma seqüência de clássicos do Pink Floyd iniciada por Shine On You Crazy Diamond, que se torna ainda mais bela com a participação de Crosby e Nash, seguida por Fat Old Sun, com um solo cheio de feeling de Mr. Gilmour. Comimg Back To Life e High Hopes, ambas do subestimado álbum The Division Bell, também foram muito bem executadas. Mas a grande música da noite veio a seguir, Echoes, executada na íntegra, com destaque para os teclados de Richard Wright. Cada vez que eu escuto essa música em me impressiono mais. Após Echoes, vemos a clássica Wish You Were Here, e a seguir a justa homenagem a Crosby e Nash com Find The Cost Of Freedom, do Crosby, Stills & Nash, a capella.

Para fechar, outro ícone do rock inglês dá o ar de sua graça, David Bowie, para cantar Arnold Layne, onde vemos cenas inusitadas na platéia, como pessoas dançando (não é exatamente comum em músicas do Pink Floyd). E finalmente, a música final, também com a participação de David Bowie, e a minha favorita dentre todas as músicas do Pink Floyd, o clássico absoluto Confortably Numb, que conta com o melhor solo de David Gilmour na minha opinião (na minha bem humilde opinião, afinal, quem sou eu para opinar alguma coisa sobre o Pink Floyd?). Ao final, tenho duas certezas: a primeira é que estou diante de um registro histórico feito por um dos grandes nomes da história do rock; a segunda é que logo estarei assistindo a este DVD mais uma vez.

Para quem quiser conferir, abaixo tem um video da música Then I Close My Eyes. Além da já citada participação de Robert Wyatt, destaco David Gilmour tocando banjo em sua introdução, o magnífico solo de sax de Dick Parry e a sempre bem-vinda intervenção de Richard Wright, criando um clima sereno e emocionante.



Nenhum comentário: