31 de dez. de 2008

Feliz 2009, Paulista!

E o Ano Novo está chegando! Com ele surgem também as esperanças de um 2009 próspero para muitas pessoas, com muita saúde e, também importante, muito dinheiro. É tempo de refazer os planos para o futuro. Também é tempo de confrontar as promessas de "Vou começar a academia em 2009" ou "Em 2009 eu juro que eu vou me dedicar ao regime", ou então de postergá-las até 2010. E por causa de tudo isso aqui em São Paulo as pessoas comemoram com muito champagne estourando enquanto pegam um engarrafamento monstro para chegar às cidades litorâneas do Estado, com fogos de artifício sendo lançados do alto de prédios — aqui não é Copacabana, onde podemos lançar de um navio... fazer o quê? —, soltando balões mesmo sendo perigoso e havendo risco de causar incêndios.

Para nós, paulistanos, temos também a ridícula festa de Reveillón organizada pela Prefeitura de São Paulo, que sempre conta com várias atrações de qualidade duvidosa. Eu nunca fui e nem sei se pretendo ir algum dia, mesmo que ressucitem o Freddie Mercury para uma apresentação porque deve ser um programa de índio. Está certo que é considerada uma das dez maiores festas de Reveillón do mundo, mas compartilhar o espaço da Paulista com mais dois milhões de pessoas — o público esperado para esse evento — realmente não deve ser legal. Para piorar, nesse ano inventaram de colocar telões onde vão p
assar mensagens positivas para 2009 e imagens mostrando a diversidade étnica da cidade.

Eis o que te espera na Paulista

Eu não descobri quem será o mestre-de-cerimônias desse ano, deve ser algum zero à esquerda que participou de algum reality show. Porém, vamos deixar de falar mal do evento para falar mal apenas das atrações musicais que vão (des)animar a virada de ano. Chamaram várias bandas de estilos completamente diversos umas das outras para tentar agradar gregos e troianos, mas vai ser uma combinação das mais esquisitas.

Quem terá a honra de fazer a abertura é um grupo chamado Saia Rodada, do qual eu nunca ouvi falar. Decerto a prefeitura resolveu colocar uma banda desconhecida no início para que as pessoas que chegarem atrasadas (e bêbadas, claro) não percam a apresentação nenhum artista famoso. Pelo que apurei, trata-se de uma banda de forró, e um forrózinho sempre cai bem, porque é um ritmo bacana de dançar. Eu não imagino como arrumar espaço para dançar entre as 2,3 milhões de pessoas esperadas para a festa, mas brasileiros são bem criativos.


Depois vem o Babado Novo, que durante a era da Claudinha Leitte se tornou uma das formações mais populares de axé do país. Com ela comandando os vocais era divertido pelo menos de assistir, sem ela é uma bomba. Passe longe! Outro que eu não recomendo é assistir à apresentação do KLB.

A seguir, temos o show do cantor pop-romântico sertanejo Daniel. Eu sei, eu sei, você pode ter severas restrições em relação ao estilo musical dele, mas mesmo assim é um dos poucos shows que eu recomendo (não, eu ainda não estou ficando louco), porque o cara tem presença de palco, é bem simpático com o público (coisa que anda em falta nos artistas hoje em dia) e a banda que o acompanha é matadora. Na seqüência vem a grande atração da noite, o Skank. Pelo menos é uma banda da qual quase todo mundo gosta e que tem um monte de músicas conhecidas.


Finalmente, vem o momento mais bizarro da noite. Quem vai fechar as festividades é a escola de samba Vai-Vai. Nada contra o samba nem contra a Vai-Vai, muito pelo contrário, já que eu torço por ela em todos os carnavais. Mas, cá entre nós, eu estou tentando imaginar como seria o repertório de uma escola de samba. Será que eles ficam tocando o samba-enredo do ano durante uma hora como se estivesse no Anhembi durante um desfile? Ou será que eles tocam os sambas-enredo dos últimos 25 anos da escola? Nesse caso, quem seria capaz de cantar junto, por exemplo, o samba-enredo de 1993 (será que aparece letras no telão)? E qual seria o escolhido para fechar o show? Será que rola bis nessa apresentação?

Se algum leitor (ingenuidade a minha, afinal, quem perderia seu tempo lendo essa birosca?) for ao Reveillón na Paulista, tenha a bondade de aplacar minha curiosidade dizendo como foi o show.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, Feliz Ano Novo!!

Bom, eu não iria em comemoração de virada do ano nem em Londres, quanto mais na Paulista. A muvuca deve ser monstruosa! Fora as 'atrações musicais', que são de chorar.

Hahahaha ri muito da parte sobre a Vai-Vai. Taí uma dúvida muito válida. O que será que a Vai-Vai tocou??


Feliz 2009!
Beijoooos