14 de fev. de 2009

Opera House

Senhoras e senhores, Celes Chere!


Existe uma facção dentre os jogadores de videogames que apreciam jogos de RPG. E dentro desta facção, são raros os que não manifestam sua predileção pela série de jogos Final Fantasy. Desde os primeiros jogos para o Nintendinho, passando pelo Super Nintendo e chegando aos mais avançados videogames da atualidade, Final Fantasy encantou gerações de jogadores com seus enredos emocionantes que vão além da luta de um grupo de guerreiros contra o mal, repletos de temas que são comuns à maioria dos seres humanos: depressão, busca incessante por poder, o amor entre duas pessoas e muito mais.

E dentre todos os games da série Final Fantasy, existe um certo consenso que Final Fantasy VI é o que melhor sintetiza esses elementos. Com alguns dos personagens e cenas mais inesquecíveis da história do videogame, Final Fantasy VI permanece um marco que ainda não foi igualado por nenhum outro jogo, mesmo nesses tempos de mais tecnologia e maior desenvolvimento em todas as técnicas gráficas.


A maior cena da história dos videogames

Um dia falarei em detalhes sobre este magnífico jogo. Neste post eu quero citar a minha cena favorita deste Final Fantasy VI (que, por sinal, tem uma trilha sonora que também é considerada a melhor da história dos jogos), a cena da Opera House em Jidoor.

Uma das personagens, a general Celes Chere, uma garota de 18 anos que teve seu corpo infundido com magias e que a princípio lutava ao lado do Império de Gesthal, mas, conforme foi tomando consciência das atitudes malignas de seu superior, resolveu abandonar tudo. Sendo encontrada e capturada como traidora, ela é salva por Locke, um ladrão (ou caçador de tesouros, como ele se auto-define), por quem desenvolveria um profundo sentimento.

Em um dos momentos do jogo, Celes deve substituir a cantora de ópera Maria (que não aparece no jogo, apenas é mencionada sua semelhança com Celes), que está sendo ameaçada de ser seqüestrada por Setzer, o dono da única Airship existente no mundo, e que nutre uma paixão pela cantora. Assim, Celes sobe ao palco para interpretar "Aria di Mezzo Carattere", e o faz magnificamente.

"Aria de Mezzo Carattere" foi a primeira música cantada composta para um jogo de Final Fantasy pelo genial Nobuo Uematsu. Para que não sabe, ária é uma canção de uma ópera cantada por mulheres. Segundo meu irmão, que manja de italiano, "mezzo carattere" seria algo como "natureza dividida", mas para ter certeza eu consultei o site Final Fantasy Brasil (afinal, não posso passar informações imprecisas aos leitores). Fazia parte da ópera "The Dream Oath: Maria and Draco".

Trata-se, na verdade, da história de uma mulher chamada Maria, que está sendo forçada a se casar com outro homem, enquanto vive o drama de esperar o amor de sua vida, Draco, que se perdeu na guerra. Celes canta não apenas a história de Maria como seu próprio drama pessoal, de querer lutar pelo seu grande amor e para viver seus sonhos intensamente.

Infelizmente, a tecnologia do videogame da época, o Super Nintendo, não permitia reproduzir uma canção de maneira fiel, de modo que foi utilizado o formato de som SPC 700 (não, ainda não existia MP3), que deixa as músicas com um som semelhante a MIDI. Mesmo assim, o resultado foi surpreendentemente positivo, marcando muitos fãs da série.

A quem se interessar, temos abaixo o tema da ópera cantada em italiano, tirada do projeta Games In Concert, que consistem em apresentar ao vivo músicas de jogos.


Amor mio, caro bene,
Perché vai lontan da me?
Giurasti un amor, che mai non dovea
Ver fine per noi.

Nei momenti di tristezza
Nei momenti di dolor,
A te, mia stella, penso
Con infinito ardore.

Un legame senza speme
P erché mai dovrei aver?
Che cosa tu vuoi ch'io faccia oramai,
Mi devi dire tu.

Ti ringrazio, caro bene,
mor mio, vita mia,
Al grave doler, al buio timor
Che il cuore mi turbò,

Dolcemente, con amore
Hai risposto al mio griddar,
Per sempre ognor, per sempre ognor,
Qui a me, t'attenderò.

Um comentário:

Thiago Herminio Bordotti Zanetin disse...

Non sara' l'italiano, ma proprio un dialetto piemontese.